UNESCO classifica Óbidos como Cidade Literária

 

A vila de Óbidos foi designada pela UNESCO como Cidade Literária em 2015. Óbidos passou assim a fazer parte integrante da rede de cidades criativas da UNESCO, ao lado de grandes centros culturais e económicos como Dublin, Barcelona ou Praga. 

O Projecto que o Município desenvolveu, desde 2013, com a parceria da Ler Devagar teve como objetivo envolver o território de Óbidos de cultura e de livros que se expandem pelo país e pelo mundo. Neste momento, Óbidos conta já com 11 livrarias, numa estratégia de reabilitação e transformação do espaço urbano e já foram realizados dois festivais literários Internacionais (FOLIO 2015 e 2016), representando um investimento de mais de 1.2 milhões de euros entre 2013 e 2016.

Óbidos tem  mantido uma estratégia de criatividade e inovação desde o início do século. Durante os últimos anos tem apostado numa agenda cultural plena de eventos com projeção nacional e internacional como Óbidos Vila Natal, Mercado Medieval de Óbidos, Festival Internacional do Chocolate, Semana Internacional do Piano de Óbidos e o FOLIO. De relevar ainda a sua rede de museus e galerias e o património natural (material e imaterial) que se espalha pelo território e lhe confere uma beleza e relevância ímpares.

Óbidos é uma das mais pitorescas vilas medievais portuguesas e está inserida na designada zona Oeste. Se pretende realizar um passeio pela zona Oeste não se esqueça de visitar Óbidos. Conheça a vila através das suas ruelas e do seu artesanato, aprecie a paisagem através da realização de um passeio pelas muralhas e, no final, aproveite para provar e degustar a famosa ginjinha de Óbidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s