A Caravela Vera Cruz está em Peniche durante dois dias. Está a fazer as delícias de todos e hoje partiu de manhã rumo à ilha das Berlengas, tendo regressado já ao Cais da Ribeira Velha, em Peniche.
A Caravela Vera Cruz é uma réplica exacta das antigas caravelas portuguesas. É importante lembrar que a caravela foi uma embarcação inventada e usada pelos portugueses durante o período dos Descobrimentos nos séculos XV e XVI.
Características da Caravela Vera Cruz
Ficha Técnica:
Comprimento: 23,8m
Boca: 6,5m
Calado: 3,3m
Mastro Grande:
Altura: 18m
Verga: 26m
Vela: 155m2
Mezena:
Altura: 16m
Verga: 20m
Vela: 80m2
Motor auxiliar: Penta Volvo 190cv
Alojamentos: 22 tripulantes
Materiais utilizados:
Forro, Borda falsa, Sobrequilha e Mastros: Pinheiro bravo
Balizas: Carvalho e sobro
Convés e Tombadilho: Câmbala
Vergas: Fibra de carbono
A caravela portuguesa era uma embarcação rápida, de fácil manobra, apta para a bolina, de proporções modestas e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos.
Importa chamar a atenção que foi numa Caravela semelhante à Vera Cruz que Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, em 1488.
Por ocasião das celebrações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, a Caravela Vera Cruz foi construída há 17 anos no estaleiro naval de Vila do Conde.
Neste momento, a Caravela Vera Cruz, que está atracada em Peniche durante dois dias, é tripulada pelos sócios da APORVELA que se voluntariam em viagens de treino de mar e vela, sobretudo direcionadas para os jovens.
A Associação Portuguesa de Treino de Vela (APORVELA) foi fundada em 1980 e tem como objetivos principais fomentar o treino de mar e de vela e o interesse pelas coisas do mar, designadamente na juventude, e promover a preservação do património náutico nacional.
O espírito vivido a bordo da Caravela Vera Cruz é fantástico, dado que reina a união e a camaradagem, tal como ocorreu no passado com os descobridores portugueses.
Portugal foi e sempre será um país de Descobridores….
Aproveite e faça como a Caravela Vera Cruz: Visite Peniche!!