Nazaré: um concelho com vida e com futuro!

IMG_1482

A Nazaré, vila de pescadores, fascina pela forma de receber, pelo casario branco, pelo traje tradicional, reflexo de aspetos culturais locais, e pela sua paisagem marítima inigualável.

A Nazaré mantém-se como um dos destinos turísticos preferidos de portugueses e estrangeiros, e como um dos locais mais fotografados do país. Acompanhou o tempo, modernizando-se, mas manteve muitas das suas tradições.

Peixe seco: uma tradição inigualável

A tradição de secar o pescado em excesso na Nazaré é antiga e terá surgido com a necessidade de conservar o peixe para os dias de escassez.

IMG_8515

A atividade realiza-se diariamente por um grupo de peixeiras a Nazaré, no estendal, localizado na praia, ao sul. Tradicionalmente, assegurava o sustento das famílias quando o peixe escasseava, mas também permitia conservá-lo para ser vendido nos mercados da região, o que ainda hoje acontece.

Sítio da Nazaré: história e natureza deslumbrante

O interesse histórico-religioso e a beleza natural do Sítio da Nazaré são absolutamente divinais. Este local, munido de uma beleza incomparável, constitui um dos pontos mais atrativos da vila piscatória, dado que proporciona uma perspetiva inesquecível da costa atlântica.

IMG_8513

Para usufruir desta maravilha basta efetuar uma pequena viagem de carro até ao local ou então através de uma subida realizada através do centenário ascensor. Este é um local muito visitado por peregrinos, pelo Santuário Mariano de N. S. Nazaré, mas também pela Praia do Norte, famosa pelas suas ondas gigantes, e onde se localiza o Forte de S. Miguel Arcanjo, do século XVII, onde está instalado o farol.

Garrett MacNamara e Nazaré: a união perfeita

 Durante os últimos anos ocorreu uma mudança de paradigma na Nazaré. A tradicional vila piscatória passou a estar “nas bocas do mundo” devido ao facto de Garrett McNamara ter surfado, no dia 1 de novembro de 2011, a maior onda surfada, com 23,77m.

IMG_1429

Este feito foi tido como histórico e, por conseguinte, a Nazaré entrou para o Livro do Guinness, passando a deter o recorde do mundo da maior onda surfada. Desde estão, a Praia do Norte tem sido alvo de grandes rumarias.

IMG_1480

Hoje, a Praia do Norte é reconhecida por todos como um dos principais palcos de desportos aquáticos à escala planetária, dado que se encontra sob a influência do fenómeno do “Canhão da Nazaré”.

IMG_8510

O “Canhão da Nazaré” resulta de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo. Trata-se de um verdadeiro playround para os amantes dos desportos de ondas.

IMG_1478

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s