Cabo Carvoeiro (Peniche): um local deslumbrante

IMG_8650

O Cabo Carvoeiro, localizado no concelho de Peniche, atrai cada vez mais a atenção dos portugueses e dos estrangeiros. É impossível visitar a Capital da Onda sem passar pelo Cabo Carvoeiro, um local munido de um grande valor patrimonial e ambiental.

IMG_8620

Para além da grande variedade de falésias calcárias, os visitantes têm oportunidade para deslumbrar o arquipélago da Berlenga. Toda a paisagem visível a partir do Cabo Carvoeiro é divinal, sendo permanentemente o local escolhido para a realização de imensas fotografias individuais e em grupo que têm como objetivo guardar na memória a ímpar beleza do Cabo Carvoeiro.

Bem no centro do Cabo Carvoeiro está situado o Farol do Cabo Carvoeiro, com 27 metros de altura, que começou a funcionar em 1790 – através de alvará pombalino de fevereiro de 1758. Foi através deste mesmo alvará que foi criado o Serviço de faróis de Portugal.

IMG_8638

A luz de alcance do Farol do Cabo Carvoeiro é de 15 milhas náuticas. Neste momento, encontra-se a funcionar a estação DGPS do Carvoeiro que foi inaugurada há cerca de 15 anos.

IMG_8647

O Farol do Cabo Carvoeiro é constituído por uma torre quadrangular, em alvenaria, estando localizado a 57 metros acima do nível do mar.

Para quem esteja interessado em visitar o Farol do Cabo Carvoeiro saiba que o poderá fazer – de forma gratuita -, segundo a Autoridade Marítima Nacional, todas as quartas-feiras, quer no período de inverno como no verão, variando apenas o horário, dado que no inverno as visitas ocorrem entre as 13h30m e as 16h30m. No verão, o horário disponível varia entre as 14h00 e as 17h00. As respetivas visitas são acompanhadas por  faroleiros.

IMG_8653

Para além dos turistas, muitos são os pescadores que se dirigem ao Cabo Carvoeiro para usufruir de uma bela pescaria.

Naquele que é um dos cabos mais antigos de Portugal, é possível deslumbrar a paisagem, observar a grande rocha que é designada por “Nau dos Corvos” (frequentada por diversas aves marinhas), visitar o respetivo Farol do Cabo Carvoeiro e, por fim, deliciar-se com uma bela refeição que pode ser tomada no Restaurante Nau dos Corvos.

IMG_8621

É caso para dizer: Conheça o Cabo Carvoeiro e delicie-se!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s