Alenquer: um concelho que está a crescer

VILAPR~1

Alenquer, vem ao longo dos últimos anos construindo o seu caminho, e afirmando-se como uma das mais belas vilas de Portugal, contendo inúmeras surpresas para todos aqueles que a visitam pela primeira vez. Rica em cenários históricos, aqui se escreveram algumas páginas da História de Portugal, e essa herança está espelhada a cada esquina no seu edificado.

“Alenquer, Presépio de Portugal”

Alenquer mantém ainda o seu cognome de “Alenquer, Presépio de Portugal”, com todo o romance ao seu redor, criação de S. Francisco de Assis e chegado a Portugal pela mão dos Irmãos Franciscanos, o Presépio torna-se um marco histórico de Alenquer a partir de 1968, com as suas figuras de 6m  de altura montadas na encosta da vila virada ao rio.

tra3_3

“Pintar e Cantar os Reis” é uma tradição que, passando de geração em geração, ainda hoje se mantém fiel aos seus princípios e regras muito característicos, mas que variam por entre as freguesias onde esta tradição se pratica.

_DSC8103-Edit

Uma outra aposta que foi reavivada da tradição foi as Festas do Divino Espírito Santo, sob o mote de Alenquer, Terra do Espírito Santo. É de salientar que as Festas do Império do Divino Espírito Santo foram instituídas em Alenquer pela Rainha Santa Isabel e seu marido, o rei D. Dinis, em 1321.

Alenquer é Terra da Vinha e do Vinho. Relativamente a esta matéria também se fez história, dado que existem quintas seculares, igrejas, basílicas e conventos, ancestrais costumes, montanha e várzea e paisagem vinhateira única, na qual se produz o melhor vinho do mundo desde o período da ocupação romana.

vinhas 037

Este vinho, hoje com expressão mundial, é arte tangível, servida à mesa por quem melhor sabe receber, os alenquerenses. Por isto, e pelo facto de termos o nosso território ocupado com algumas das melhores casas de vinho de Portugal no mundo.

IMG_8761

Em Setembro (entre os dias 21 e 24) irá decorrer um programa festivo, Alma do Vinho, que gira ao redor do vinho. Neste programa há lugar para a literatura, para a música, para as provas de vinho, para as inovadoras wine runs, para os concursos de vinhos e muito mais. Estão as ser preparadas muitas surpresas para o grande evento: Alma do Vinho. Compareça!

Vila Presépio_2104#Presépio_Nocturno

Informação/Fotos: CMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s