Já alguma vez imaginou estar num lugar idílico repleto de história e glamour? Este local existe, chama-se Quinta de D. Carlos e localiza-se no concelho de Alenquer, apenas a 30 minutos de Lisboa.
Visitar a Quinta de D. Carlos, situada num vale encantado, significa viajar até ao século XVI, data em que Simão da Cunha, neto do grande navegador Tristão da Cunha, a instituiu.
Desde então, a Quinta tem permanecido sempre na mesma família. Vale a pena conhecer…
A Quinta de D. Carlos, um espaço repleto de magia e charme, com uma vista deslumbrante sobre jardins e vinhas, possui uma área total de 75 hectares. Toda a sua história é fantástica, dado que se mantém na posse da mesma família desde a década de 70 do século XVI, altura em que foi criada, resultando do emparcelamento de várias courelas.
O seu primeiro proprietário (em 1572) foi Simão da Cunha, neto do grande navegador Tristão da Cunha, que, em 1514 foi enviado a Roma, como Embaixador ao Papa Leão X.
Toda a traça sóbria da casa foi desenhada, em 1655, por D. Manuel da Cunha, Bispo de Elvas e irmão do proprietário de então, D. Pedro da Cunha.
Durante o primeiro quartel do século XIX foi adotado o nome de Quinta de D. Carlos para esta propriedade, designação pela qual ainda hoje se identifica, porque D. Carlos da Cunha, Cardeal Patriarca de Lisboa, irmão do então proprietário, D. Francisco da Cunha, passava largas temporadas na quinta.
O cultivo da vinha e a produção de vinhos representam a principal atividade agrícola, desde o final do século XIX, tendo mesmo sido uma das pioneiras na introdução de algumas castas estrangeiras, em Portugal.
15 hectares da área da Quinta são ocupados por pinheiros mansos, nas zonas da encosta acentuada que não permitem a mecanização no amanho da vinha.
Apenas a 30 minutos de Lisboa, a Quinta de D. Carlos está à sua disposição para que possa realizar um evento de sonho num local mágico e encantado. Vale a pena “embarcar numa viagem” fabulosa que lhe permite conhecer um pouco da história de Portugal e, ao mesmo tempo, usufruir das condições magníficas de um local que se pauta pelo requinte e modernidade.