As antigas tradições rurais do século XIX foram recuperadas nas Caldas da Rainha e estão a animar a cidade.
Trata-se de um verdadeiro regresso ao passado. Em simultâneo está a decorrer a realização do 11.º passeio de ‘pasteleiras’ – mais de 100 bicicletas clássicas, conduzidas por participantes de todas as idades e rigorosamente trajados.
Esta ‘viagem no tempo’ tem como palco vários pontos da cidade, onde os visitantes têm oportunidade para assistir a cenas que retratam o quotidiano do século XIX – trabalho, ambiente familiar, danças e ofícios, folclore, rezas e mesinhas, lendas e contos, brinquedos e jogos tradicionais.
Além do sempre popular teatro de robertos, são recordados provérbios e pregões, desgarradas e fandangos.
Todos estes quadros representaram o trabalho de vários grupos de folclore e etnografia do concelho, no âmbito do Projeto “Retrato” que visa estimular a animação cultural de cariz tradicional e popular da cidade.
Estes grupos contam também com o apoio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e das uniões de freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório e de Santo Onofre e Serra do Bouro.
O passeio de ‘pasteleiras’ é uma iniciativa da seção de cicloturismo da Associação de Cultura e Recreio do Campo. O que começou por ser uma brincadeira de amigos foi ganhando importância e dimensão.
Hoje são mais de 100 participantes, de vários pontos do país, que fazem questão de se apresentar com os trajes de época.