Eduardo Constantino regressa a Caldas da Rainha com exposição sobre a cor e a forma

DSCF5329

Eduardo Constantino, um dos mais notáveis ceramistas portugueses da atualidade, está de regresso às Caldas da Rainha, cidade onde nasceu em 1948, para inaugurar uma exposição sobre a cor e a forma.

Peça de Eduardo Constantino

A residir em França desde 1976, o artista caldense apresenta no Museu da Cerâmica os mais recentes trabalhos. São peças de grande envergadura, em grés e porcelana, resultantes das suas experiências sobre a incidência da cor na forma cerâmica.

Percurso de Eduardo Constantino

Eduardo Constantino é um dos mais internacionais artistas portugueses. Interessa-se pela cerâmica, após um percurso pela pintura. Inicia a sua aprendizagem naquela disciplina junto de Guilherme Barroso.

Em 1976 muda-se para França onde cria raízes e, mais tarde, em 1991, viria a construir o seu próprio ateliê. O trabalho deste ceramista caldense tem sido reconhecido ao mais alto nível, com várias referências em prestigiadas publicações do setor.

eduardo_104

Sendo considerado internacionalmente como um dos criadores mais dignos de atenção, Eduardo Constantino é presença regular em grandes certames de cerâmica artística promovidos por museus e galerias de toda a França.

As suas peças são em regra cozidas a altas temperaturas e trabalhadas com uma paleta intensa de vidrados, por vezes sublinhada com recurso a metais preciosos. Está representado em importantes coleções particulares.

Eduardo Constantino no seu ateliê

Em Portugal tem obras nos acervos do Museu de Cerâmica, no Museu Nacional do Azulejo e na Fundação Cargaleiro. Coleções públicas em França, Alemanha e Itália dispõem também de trabalhos de Eduardo Constantino.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s