Bem no centro da cidade das Caldas da Rainha está situada a Praça da Fruta. Um local carregado de grande simbolismo, dado que o Mercado de Rua Caldense funciona até aos dias de hoje no local primitivo onde iniciou a sua atividade durante o século XV.
Diariamente são montadas imensas bancadas coloridas que compõem aquele que é designado como o único mercado Diário ao Ar Livre em Portugal.
Os produtores e vendedores expõem os seus produtos e acabam por vendê-los a habitantes das Caldas da Rainha e arredores. Os turistas também estão a ficar cada vez mais fascinados pela “magia” existente na Praça da Fruta. Muitos chegam mesmo a tomar contacto com os produtos regionais e mostram interesse pela produção e fabrico dos mesmos.
Os produtos hortícolas, os doces, as flores e a fruta são alguns dos produtos disponíveis, mas existem muitos outros. A garantida de qualidade é dada pelos seus próprios produtores.
Diariamente, centenas de pessoas marcam presença na Praça da Fruta das Caldas da Rainha, mas durante o fim-de-semana o fluxo aumenta de forma substancial, dado que é obrigatório ir às Caldas da Rainha e visitar a respetiva praça que está linda, dado o investimento que foi feito pela própria Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
O dinamismo da Praça da Fruta perdura até aos nossos dias simbolizando as múltiplas funções que os mercados proporcionam às economias urbanas, constituindo-se como ponto de encontro da economia camponesa com o ciclo dos preços e o estímulo monetário, acabando por ser o local ideal para a circulação de mercadorias bem como de informações.
Segundo os Autores de Terra de Águas – Caldas da Rainha História e Cultura: “No mercado se trocam “novidades”, se combinam negócios, se discutem alianças, se aprazam casamentos.”
Vale a pena conhecer a Praça da Fruta, nas Caldas da Rainha!