O dia de Reis está a chegar e o CANTAR OS REIS no concelho de Alenquer também está prestes a começar. Esta é uma das tradições concelhias mais antigas.
Basta percorrer um pouco do concelho de Alenquer para verificar a existência de desenhos característicos pintados nas paredes das casas. É costume pintarem-se estrelas, flores, corações e vasos.
Junto dos desenhos são colocadas algumas siglas, como é o caso, por exemplo Bons Reis (BR), Bons Reis Magos (BRM), Bons Reis – Viva a República (Bons Reis – Viva a República), Boas Festas (BF).
Normalmente, os desenhos são feitos a duas cores: o vermelho e o azul. Estas cores isoladas têm um significado próprio: o vermelho é a vida e a alegria e o azul é a tristeza. Por exemplo, nas casas onde há luto não se usa a cor vermelha.
Anualmente, nas diversas localidades do concelho de Alenquer, juntam-se vários grupos de pessoas que passam a noite a cantar e a pintar às portas.
Estes grupos ou “sociedades” surgem de forma espontânea nas suas respetivas terras. Formam-se apenas na véspera ou no próprio dia. Não precisam de ensaiar. Cada membro da comunidade sabe o que tem a fazer.
Chegada a hora todos ocupam as suas posições e o Cantar dos Reis inicia-se. Importa fazer referência para o facto de que cada localidade tem o seu próprio Canto dos Reis.
Não obstante as transformações e diferenças encontradas de terra para terra na forma de Cantar os Reis, no fundo da tradição permanece e é comum a todas as aldeias que celebram anualmente esta festividade do ciclo de inverno no concelho de Alenquer.