A arte do pastoreio não está ligada apenas aos mais idosos. Exemplo disso mesmo, é o caso do Diogo Amaro, um jovem alenquerense que viu na Agricultura e no Pastoreio a sua forma de viver.
O seu dia-a-dia é bem preenchido porque o todo seu tempo gira em torno dos seus animais que tanto estima: mais de 100 cabras.
O jovem Diogo acorda cedo e o seu dia começa com a ida das cabras em lactação para a sala de ordenha para, posteriormente, começar a ordenhar. Depois, prepara a coalhada. De seguida, com ajuda da avó materna começa a fazer o queijo de cabra. Normalmente, fica pronto à hora do almoço. A tarde é passada em pastoreio pela Serra de Montejunto. À noite faz a entrega dos queijos curados aos clientes.
A Serra de Montejunto é a “sua casa”. É lá que se sente livre com os seus animais. É também lá que encontra energia para desenvolver o seu projeto que está relacionado com a construção de uma queijaria.
O seu espírito empreendedor está a motivá-lo cada vez mais e o jovem castiço está já a fazer os possíveis e os impossíveis para tornar o seu sonho em realidade.
Neste preciso momento, aguarda apenas a conclusão de questões burocráticas para vir a ter aquela que será a primeira queijaria de Alenquer.
A Câmara Municipal de Alenquer, segundo Diogo Amaro, “está a ajudar a 100% em todos os aspetos”. Mas, neste momento, “quem quiser adquirir o meu queijo basta entrar em contacto comigo, dado que semanalmente, em média, são já produzidos cerca de 250 queijos de cabra”.
Diogo Amaro vive em prol do seu sonho e, ao mesmo tempo, é um jovem livre que vê na simplicidade a sua maior conquista. Vive em plena comunhão com a Natureza e as suas “cabras” são as suas maiores amigas.
Diariamente não enfrenta o trânsito nem a confusão da cidade porque a Serra de Montejunto é a varanda da Estremadura e é lá que Diogo Amaro se sente um homem feliz!
Parabéns ao Diogo e que não lhe falte a garra e clientes. Se todos pensarem que o comércio onde residem está em primeiro lugar tudo ficará resolvido.Força e boa sorte.
CurtirCurtir
Muitos parabéns ao Diogo, ex aluno da Escola Básica Integrada do Carregado até ao 9º ano. Muito sucesso e muitas felicidades pela sua vida fora. Os queijos são otimos, aconselho provarem os saborosos queijos de cabra e ovelha.
CurtirCurtir