350 mil foliões no Carnaval de Torres Vedras

IMG_6184

O Rei do Carnaval de Torres Vedras, Ricardo Miranda dos Santos, “abriu as portas do seu castelo” e, em entrevista exclusiva à Travel4West, falou sobre o seu reinado que dura há 12 anos e garantiu que, uma vez mais, Torres Vedras vai estar ao rubro. Os cerca de 350 mil foliões vão brincar sob o tema “Mares & Oceanos”. Visite o Carnaval mais português de Portugal, entre os dias 9 e 14 de fevereiro. 

IMG_3186-001

Travel4West – É Rei do Carnaval de Torres Vedras há quanto tempo?

Ricardo Miranda dos Santos (RMS) – O convite surgiu há 12 anos por parte da antiga Rainha (Alfredo Reis), no ano em que os anteriores monarcas abdicaram do trono. Foi um convite inesperado porque para além de ser muito novo, tinha 27 anos na altura, os antigos reis eram para mim ‘Os Reis’, um dos quais (o Rei) o meu pai! É um verdadeiro orgulho e privilégio representar o nosso Carnaval.

T4W – É fácil ou difícil a vida de Rei?

RMS – “Quem corre por gosto não cansa” e o maior desafio talvez seja estar sempre e a toda a hora disponível para o que seja necessário. A agenda é extensa, muito preenchida, e como qualquer torreense não abdico de brincar, estar com os amigos, rir, dançar e viver como folião, pois acho que esse é o espírito da festa que conto os dias para que comece.

“No Carnaval de Torres Vedras a única regra existente é não haver regra! Cada um é livre de satirizar o que quiser e como quiser!”

T4W – O Carnaval de Torres Vedras é organizado por uma determinada entidade?

RMS – Sim! Temos uma entidade do Carnaval, a Real Confraria do Carnaval de Torres, que zela por manter as tradições relacionadas com o Carnaval, composta por um grupo de pessoas, a grande maioria com muita experiência de Carnaval, que são consultados nesta escolha. Os grupos de Carnaval mais emblemáticos da cidade/concelho são igualmente consultados.

T4W – O Rei do Carnaval de Torres Vedras lida bem com a presença das matrafonas?

 RMS – A Matrafona é em grande parte o símbolo do nosso Carnaval. A Rainha que me acompanha durante toda a festa, é uma Matrafona e a qual eu considero o símbolo maior do nosso Carnaval: a Rainha de todas as Matrafonas!

IMG_6343

T4W – Como descreve o Carnaval de Torres Vedras?

RMS – O Carnaval não se descreve, sente-se e vive-se. Gosto sempre de dizer que o Carnaval é uma festa de amigos para amigos e é essa essência que tem sido a chave do sucesso!

T4W – Em média, quantas pessoas brincam o Carnaval em Torres Vedras?

RMS – Existem alguns números lançados pelas entidades responsáveis estimando cerca de 350 mil visitantes ao longo do Carnaval, tendo o recinto do Corso no centro da cidade, capacidade para cerca de 40 mil pessoas em cada evento.

IMG_8987

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s