O Museu de Serra d´El-Rei D. Pedro I é o mais recente espaço museológico do concelho de Peniche, inaugurado ontem (14 de fevereiro), num novo edifício ligado ao Fórum da Serra.
Reconhece-se como um museu de identidade e de comunidade que tem como especial enfoque as questões da História e Identidade deste vila medieval, que transparecem também no seu nome e logótipo.
A exposição inaugural deste museu está subordinada ao tema “Pedro e Inês na História de Serra d´El-Rei”, na qual se focam os amores daquelas duas figuras incontornáveis da história portuguesa na sua relação com esta região oestina.
A divulgação desta história de amor e lágrimas encontra-se ao abrigo do protocolo firmado entre a Fundação Inês de Castro, o Município de Peniche e a Freguesia de Serra d´El-Rei, a 22 de setembro de 2017, através do qual se definiram as condições de organização e dinamização de projetos culturais versando a temática Inesiana no concelho de Peniche.
O Museu de Serra d´El-Rei D. Pedro I é um dos pólos da Rede Museológica do concelho de Peniche, sendo gerido e dinamizado ao abrigo de uma parceria existente entre a Junta de Freguesia de Serra d´El-Rei e o Município de Peniche.
A história de Pedro e Inês está intimamente ligada aos concelhos de Peniche e Lourinhã, em particular às localidades de Moledo e Serra d´El-Rei. Aqui, Pedro e Inês terão vivido os anos mais calmos e felizes da sua vida, entre 1346 e 1352.
D. Inês de Castro terá vindo para Portugal como aia na comitiva da Infanta D. Constança, mulher de D. Pedro, em 1340. Este ter-se-á então enamorado pela beleza de Inês.
O Museu de Serra d´El-Rei D. Pedro I, integrado na Rede Museológica do concelho de Peniche, está aberto ao público de 3.ª feira a domingo, entre as 10h00/13h00 – 14h00/17h00. Poderá ainda entrar em contacto através do telefone 262 909 120 ou através do site http://www.if-serradelrei.pt / facebook – Freguesia de Serra d´El Rei.