O ator, Ruy de Carvalho acaba inaugurar uma exposição alusiva aos 75 anos de carreira na Serra D´El-Rei, freguesia do concelho de Peniche. Neste momento, não existem dúvidas de que se trata de um dos atores mais respeitados do país. A Travel4West, através de uma grande entrevista, dá a conhecer um pouco mais o ator.
Travel4West (T4W) – Sempre desejou ser ator?
Ruy de Carvalho (RC) – Quando decidi ser ator, tinha 15 anos, já tinha tido uma experiência com oito, mas foi muito importante ter dois irmãos atores. Eu gostava de Teatro e por isso a escolha acabou por ser fácil.
T4W – A família apoiou a sua escolha?
RC – Sem qualquer problema. Toda a família gostava de Teatro, A minha mãe era pianista e o meu militar, mas ambos gostavam de Teatro.
T4W – Atualmente, é um dos atores mais prestigiados do país. Qual foi a peça que, na sua opinião, contribuiu para este mesmo prestígio?
RC – Não sei dizer. Comecei a ganhar prémios de crítica ainda muito novo e, portanto, devem ter achado que era bom no que fazia. Mas eu gostei de fazer tudo, mesmo os papéis mais pequenos.
T4W – Começou no Teatro, passou pelo Cinema e pela Televisão. Qual é a área que mais o fascina?
RC – O Teatro é a que mais amo. Temos que trabalhar o corpo todo. O público vê tudo. Na Televisão e no Cinema é mais a decisão do realizador.
T4W – O que é para si ser ator? O talento é suficiente para obter o sucesso?
RC – É preciso ter jeito. Depois de muito trabalho creio que começamos a ter mais qualquer coisa. Dizem que é talento, eu chamo-lhe jeito.
O aplauso do público é maior reconhecimento que um ator pode ter. Sem o público não temos razão, nem forma de saber se o nosso trabalho é ou não bom. É para o público que trabalhamos.
T4W – Assinalou, em 2017, os seus 75 anos de carreira. Qual é o balanço que faz?
RC – Tem sido maravilhoso. Eu fiz 91 anos no passado dia 1 de março e este ano comemoro já os meus 76 de carreira, desde que me estreei com 15 anos. É bom saber que há quem gosta de nós.
T4W – Que mensagem gostaria de deixar aos jovens atores?
RC – Estudem muito, apliquem-se no trabalho que fazem, com muito profissionalismo. Nem todos serão aquilo a que se designou chamar de primeiros atores, mas todos servirão o Teatro e a representação com o mesmo amor e carinho que merecem.
Fotos: Agradecimento – JAM/exklusiva