Caldas da Rainha possuí 15 novos locais arqueológicos

O município das Caldas da Rainha identificou 15 novos locais de interesse arqueológico, através da primeira fase de trabalho da primeira carta arqueológica do concelho.

Com esta descoberta aumentaram para 45 os pontos com vestígios antigos de ocupação humana, nos 83 locais prospetados na zona costeira ocidental do concelho.

dav

Estes achados estão inseridos no projeto iniciado em fevereiro do ano passado, que visa dotar as Caldas da Rainha de um conhecimento mais rigoroso da riqueza do seu território. Trata-se de uma parceria entre a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a associação sem fins lucrativos CAAPortugal e o Instituto Politécnico de Tomar, cujos resultados começam agora a ser divulgados.

O trabalho arqueológico no terreno detetou vestígios pré-históricos, do período paleolítico, da presença humana na região que hoje é Caldas da Rainha.

Entre os pontos já registados estão o cais na Lagoa de Óbidos (identificado para futura prospeção mais intensiva), uma ponte medieval (reconstruída com material mais moderno), uma capela do séc. XII, uma ponte romana (com tabuleiro moderno), uma inscrição do séc. II d.C., fragmentos cerâmicos neolíticos e paleolíticos, antas e lascas em sílex.

Alfândega - medieval - Salir do Porto

A segunda fase deste projeto, que decorre na zona oriental, está prevista arrancar ainda durante o primeiro semestre deste ano e integrará uma forte componente de atividades de educação patrimonial de relação com a comunidade.

O projeto de nome CARACA está presente nas redes sociais, apelando que a comunidade participe no mesmo.

Com o objetivo de identificar todos os locais e evidências arqueológicas no município, bem como o de apelar à preservação e valorização do património, este projeto termina em 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s