Gastronomia

DSCF3533

O Oeste é uma região onde a terra e o mar se fundem. Através desta união é possível usufruir de uma Gastronomia rica, divinal e cheia de emoção de sabores.

Para além dos bons vinhos, nas mesas da zona Oeste predominam sabores ligados aos licores e à doçaria conventual.

Foto_2

Nas zonas mais rurais, a tradição gastronómica assenta em iguarias confecionadas à base de carne, como é o caso, por exemplo, dos pratos resultantes da matança do porco, do cabrito assado no forno e do coelho guisado.

NC

Por sua vez, no litoral, povoado por rica e variada fauna marítima, os pratos cozinhados baseiam-se na utilização do peixe e do marisco.

Mariscada

Basta pensar, por exemplo, nas deliciosas caldeiradas, nos pargos e nos robalos de Peniche e da Nazaré, juntando os mariscos dos viveiros de Porto das Barcas e das enguia e das amêijoas da Lagoa de Óbidos.

NC2

Quando chega a hora de escolher a sobremesa, a tarefa também não é fácil porque existem várias opções de fazer “crescer água na boca”.

Prove estas grandes maravilhas da zona Oeste: Trouxas, lampreias de ovos, cavacas das Caldas da Rainha, pastéis de feijão de Torres Vedras, pão-de-ló de Alfeizerão, entre outros.

NC1

Mas, atenção, não termine a refeição sem usufruir do aroma e sabor das maçãs, das pêras rochas e das uvas.

É caso para dizer: visite o Oeste e bom apetite!